Buscar
  • Redação

Superação lança o projeto Supaneiro e participa de ações de limpeza em Belém e Benfica

O lançamento foi dentro da Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos.



O último dia 06 de junho foi marcado pelo tradicional mutirão de limpeza do rio Benfica. Uma ação anual promovida pelo Projeto Sapararé Caiaque & Sup e realizado pelo grupo Amigos de Benfica.


A ação, que tem como objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos hídricos, teve adesão do projeto Supaneiro, uma iniciativa da Superação Stand Up Paddle de auto responsabilidade ambiental.


Cerca de 12 organizações dentre equipes de esportes aquáticos, ONGs, entidades governamentais e sociedade civil participaram do evento.


Sapararé Caiaque & Sup, Superação Stand Up Paddle, Clube Remasolon, Instituto Lixo Zero (Belém), Pescadores Artesanais (Benfica), Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (Benevides), Instituto Manguezal (Belém), Escoteiros do Mar (Ananindeua), Canoagem Rio Maguari (Icoaraci) e Agência Distrital de Murinim (Benevides).


Uma grande quantidade de resíduos sólidos foram retirados do rio Benfica, um dos mais preservados da região metropolitana de Belém.



No dia (08), terça feira, as ações do Supaneiro alcançaram a prainha do Complexo Ver O Rio. Na ocasião, a equipe SUPeração se juntou ao grupo Caruanas V'aa e Clube Remasolon para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos recolhendo resíduos plásticos encontrados na Baia do Guajará.

O projeto Supaneiro reforça a importância da preservação dos nossos mananciais e busca definir formas de nos relacionarmos com nossos rios e mares, fortalecendo comunidades locais, além de desenvolver um olhar sobre a auto responsabilidade e práticas de mudança para reduzir os impactos negativos no meio ambiente e melhorar a qualidade de nossas águas.



A iniciativa tem apoio da River Sea Chocolates, empresa americana que produz chocolates em barra, fundada pelo paraense Mariano D'Aguiar e a americana Krissee D'Aguiar. A empresa tem um trabalho engajado na preservação do meio ambiente e no fortalecimento das comunidades tradicionais, a River Sea tem sede na cidade de Chantilly, no Estado da Virginia(EUA).


O paneiro é uma cesta de origem indígena, produzida com talos de várias palmeiras da região amazônica, dentre elas, o buriti. Muito utilizado pelos povos indígenas e também, nos mercados de Belém, o objeto foi a ferramenta escolhida para a coleta de resíduos nas águas de Belém, além de dar nome ao projeto que une esporte, preservação e auto responsabilidade.


Fotos: Cristiano Cantão

Foto drone: Denys Costa












88 visualizações0 comentário