Buscar
  • Redação

Remada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré leva cerca de cinquenta remadores à Baía do Guajará

Um ano após achado de imagem por professor, praticantes de esportes aquáticos fazem primeira homenagem


O professor Matheus Maia e a imagem encontrada em outubro do ano passado

Foto: Léo Natureza


 

No último sábado (16), por volta da sete horas, um grupo formado por várias equipes de sup, canoa, caiaque e remo olímpico, partia da prainha do Complexo Ver o Rio sentido Forte do Presépio para render homenagem ao maior símbolo católico da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.


No percurso de aproximadamente seis quilômetros, os remadores passaram pelos principais cartões postais de Belém do Pará como Estação das Docas, Complexo Ver O Peso e Feliz Lusitânia.


Nossa Senhora de Nazaré, agora, batizada carinhosamente pelos esportistas como a padroeira dos remadores era ovacionada com queima de fogos e frases de viva nossa senhora amplificadas por um megafone e pelas vozes presentes na baía.


Foto: Léo Natureza


O início


Em outubro de 2020, o professor Matheus Maia se deparou com um objeto colorido e brilhante que flutuava próximo a ele na prainha do Ver o Rio. Quando olhou novamente, o remador se deu conta que estava diante de uma imagem de Nossa Senhora. Outros remadores presentes no local gritavam surpresos. "É um milagre! Viva Nossa Senhora de Nazaré".


Após o ocorrido, o professor levou a imagem que estava quebrada para casa e pensou em homenageá-la de alguma forma no ano seguinte. O professor fala do sentimento pela realização da homenagem.


"“O sentimento é de gratidão por conseguir juntar os irmãos remadores num evento tão simples e numa vibe boa. Essa era nossa ideia desde o início, confraternizar com as pessoas que fazem uso daquela mesma praia onde foi achada a santinha e que fazem uso da mesma baía para remar diariamente”, revela Matheus.


Participaram da homenagem as equipes Superação Stand Up Paddle, Caruanas V'aa, RemaSolon, Remadores do Sol, Remo Olímpico do Paysandu e Yaras Vaa.





Fotos: Léo Natureza

7 visualizações0 comentário